46% dos homens acima dos 40 anos vão ao médico apenas quando sentem algo

imagem: arquivo pressmanager / reprodução

***Para especialista, acompanhamento médico preventivo e personalização de medicamentos fortalecem saúde do homem; câncer e impotência sexual são problemas mais temidos.


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De acordo com o levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 46% dos homens acima dos 40 anos só vão ao médico, quando de fato sentem alguma coisa ou apresentam algum sintoma. O percentual sobe para 58% quando selecionados apenas os entrevistados que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os números mostram uma realidade que vem mudando, mas, que ainda está longe de ser a ideal quando pensamos nos cuidados com a saúde do homem, seja ela pela medicina preventiva ou curativa.

Para o urologista Ricardo Padua, especialista em saúde preventiva do homem, apesar de ainda haver muita resistência por parte do público masculino com relação aos cuidados com a própria saúde, é possível enxergar nas novas gerações uma preocupação maior com a melhora na qualidade de vida e com os tratamentos preventivos.

"Dentro do consultório, seja ele particular ou do SUS, conseguimos enxergar e classificar os pacientes mais ou menos de acordo com as suas gerações. Tenho três gerações de pacientes e posso afirmar que tanto o comportamento quanto as preocupações são muito diferentes", afirma o especialista.

A pesquisa da SBU também apontou que apenas 32% dos homens acima de 40 anos, se consideram muito preocupados com a própria saúde. Enquanto isso, nos pacientes acima de 60 anos, esse número sobe, e, 78% dos entrevistados declararam fazer exames a cada seis meses ou um ano.

O especialista também afirma que muito do cenário que temos hoje com relação à saúde do homem está ligado a tradições e culturais do brasileiro, que muda de região para região. "Quando pensamos em um paciente mais velho, de 70 a 85 anos, encontramos um perfil mais duro, que foi criado como um verdadeiro super-herói e por isso, não pode chorar, nem sentir dor e, claro, não pode ir ao médico. Nessa faixa etária, 90% dos problemas estão relacionados com a próstata e muito só procuram ajuda em um patamar já avançado da doença", diz.

"Em pacientes entre 45 a 65 anos, as preocupações também estão relacionadas à próstata. Eles procuram mais o médico, mas, ainda não estão habituados a ter um acompanhamento constante. Acho interessante ver a geração mais nova, de 20 a 44 anos, esses já possuem uma visão mais aberta, estão muito mais atentos à saúde e à qualidade de vida e buscam a medicina preventiva."

"No caso dos mais jovens as principais preocupações estão atreladas ao desempenho sexual e hoje, também, a estética íntima. No entanto, ainda temos muito que evoluir", afirma.

Manipulados e prevenção
Mas para evitar problemas, a medicina preventiva ainda é a maior aliada, mas muita gente ainda afirma não ter tempo para se dedicar a um acompanhamento médico constante, segundo o urologista.

O apontamento de Padua é reforçado por um estudo do Instituto Lado a Lado pela Vida, intitulado "A Saúde do Brasileiro", realizado em parceria com o QualiBest, que mostrou que 51% dos entrevistados atribuem a rotina estressante como o principal empecilho para cuidar melhor da saúde, enquanto 32% disseram que o acesso à saúde é o maior problema para seguir com os cuidados médicos.

Nesse contexto, o médico afirma que passou a utilizar com seus pacientes ferramentas que façam com que a relação entre médico e paciente seja cada vez mais próxima. E a tática tem dado certo.

Uma alternativa encontrada pelo médico para ajudar o paciente a manter o tratamento é a indicação de medicamentos manipulados. Segundo o especialista, a personalização que os manipulados permitem é uma aliada na hora de fazer uma prescrição.

"Um paciente que não tem o costume de vir ao médico e reclama da falta de tempo para o cuidado com a própria saúde, dificilmente vai seguir um tratamento se eu encher ele de comprimidos. E com isso os manipulados me ajudam muito. Além de serem eficazes, permitem personalizar o tratamento com dosagens específicas, fazendo com que o tratamento seja muito mais eficaz".

Outra vantagem dos manipulados é a variedade de formas em que os medicamentos podem ser entregues, segundo Mario Abatemarco, farmacêutico e professor de cosmetologia, especialista do Grupo Farmácia Artesanal, um dos maiores do setor, com mais de 100 lojas em nove estados brasileiros e no Distrito Federal. "Para quem tem dificuldades de engolir, algo bastante comum entre pacientes idosos, podemos oferecer os medicamentos em formato de gomas, chocolates, trufas e xaropes. Isso colabora com a aderência do paciente ao tratamento."

Aliado a isso, está o acolhimento no consultório. "Entendi que para muitos homens o ato de ir ao médico é uma tortura psicológica, porque, mesmo que não tenha nada, o ambiente do consultório já está atrelado a uma doença. Nesse sentido, procuro fazer das minhas consultas um bate-papo. Estou aqui para entender o que está preocupando esse paciente, o que está tirando o sono dele, mas, de uma maneira leve, como uma conversa de amigos", afirma o médico.

Ricardo Pádua
Ricardo Pádua é médico formado pela Faculdade de Medicina de Barbacena. Fez residência em cirurgia geral no Hospital Universitário Ciências Médicas em Belo Horizonte e em urologia na Santa Casa de Belo Horizonte, o maior complexo hospitalar de Minas Gerais. É preceptor de Urologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Belo Horizonte, e do Hospital Vila da Serra, em Nova Lima. É um grande incentivador da medicina preventiva.


Sobre o Grupo
A Artesanal é uma marca construída por pessoas. Foi criada há mais de 40 anos por um visionário, o farmacêutico Evandro Tokarski.

Para a escolha dos franqueados, a companhia considera, além do perfil de negócios, a proximidade com os propósitos da empresa. O grupo estuda com profundidade o perfil de cada parceiro para entender a afinidade e o engajamento com as causas da empresa.

A exclusividade no atendimento começa no balcão, com uma equipe treinada que vai acompanhar o cliente do início ao fim do tratamento, com escuta e acolhimento. Mas continua no atendimento aos médicos que, além de apoio de todo o time de farmacêuticos, recebem conteúdo especializado preparado pelos cientistas do Núcleo de Pesquisa e Inovação do Grupo Artesanal, – um dos mais avançados do Brasil na produção de conteúdo especializado sobre medicina, saúde, beleza e qualidade de vida.

Atualmente, a rede conta com mais de  100 lojas, entre lojas próprias e franquias, em nove estados, mais o Distrito Federal — Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Paraná, Distrito Federal e São Paulo.


Essa informação foi compartilhada por Milka Verissimo da plataforma mverissimocomunicacao.

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